CELIO CARLOS
Representando a Naturatins, o inspetor de recursos naturais, Salomão Domingos, realizou palestras nas cidades de Lavandeira, segunda-feira, 22 de abril, em Combinado no dia 23 e em Novo Alegre no dia 24. A palestra foi direcionada á toda comunidade, principalmente aos produtores rurais dos municÃpios. Palestras voltadas a conservação do solo, tendo como objetivo, esclarecer sobre áreas de preservação existentes nas propriedades rurais.
Palestra realizada em Lavandeira
Palestra realizada em Combinado
Palestra realizada em Novo Alegre.
A engenheira ambiental Narayane Alves marcou presença nas três cidades, onde esteve ao lado dos secretários que vem fazendo a diferença em seus respectivos municÃpios; Aline Rocha, de Lavandeira, Gêisa Ribeiro, de Combinado e Celiomar Rego de Novo Alegre. Estes secretários contam com total apoio dos prefeitos para que os trabalhos possam ser realizados com com qualidade; Roberto Cesar é o prefeito de Lavandeira, Dolfim, de Combinado e Fernando Pereira, de Novo Alegre.
A REPORTAGEM DO CANAL TOCANTINS CONVERSOU COM O INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS DA NATURATINS, SALOMÃO DOMINGOS.
Canal Tocantins
O que foi passado de importante aos pequenos produtores, durante as palestras destes três dias seguidos, em Lavandeira, Combinado e Novo Alegre?
Salomão Domingos
O principal objetivo foi de alertar as pessoas, com relação a conservação das áreas de preservação permanente e consequentemente, dos recursos hÃdricos, também a conservação do solo, que está relacionada diretamente com a conservação dos recursos hÃdricos, as praticas, o tipo de exploração que as pessoas vão fazer destes recursos naturais. Toda esta exploração vai refletir diretamente na qualidade e no volume do recurso hÃdrico disponÃvel no solo da propriedade.
Canal Tocantins
Tem muita gente que comete algum tipo de infração por falta de conhecimento?
Salomão Domingos
Sem dúvida nenhuma. Grande parte das infrações ambientais, principalmente vindas do pequeno produtor rural, é por puro desconhecimento das normas ambientais vigentes.
Canal Tocantins
Desta forma, se a fiscalização pegar, é multa na certa e o valor é alto?
Salomão Domingos
Sem dúvida nenhuma. O cidadão não pode alegar desconhecimento da lei em nenhum tipo de situação. O fiscal pode levar a questão do desconhecimento na hora de aplicar a multa, mas isso não isenta a pessoa das sanções cabÃveis.
Canal Tocantins
As pessoas estão sendo conscientizadas da forma que deveriam ser, está diminuindo este problema com relação a essas infrações ou ainda falta muito pra isso acontecer?
Salomão Domingos
Nós temos um trabalho gigantesco pra ser feito nesta questão da conscientização ambiental por parte dos cidadão comuns e de uma forma geral. A gente percebe que os crimes ambientais, as práticas nocivas e inadequadas ainda são predominantes, tanto no meio rual quanto no meio urbano.
Canal Tocantins
Tem também aquele grande produtor e empreendedor, que sabe o que é certo e errado, porém, faz o errado para beneficio próprio?
Salomão Domingos
Sem dúvida nenhuma. Muitas pessoas , muitos produtores de grande porte , eles visam mesmo a maximização com o lucro, em detrimento da conservação ambiental, ou seja, o lucro está acima de qualquer viés ambiental, de qualquer viés ecológico.