segunda-feira , 9 dezembro 2019
Naturatins realiza palestras nas cidades de Lavandeira, Combinado e Novo Alegre

Naturatins realiza palestras nas cidades de Lavandeira, Combinado e Novo Alegre

CELIO CARLOS

Representando a Naturatins, o inspetor de recursos naturais, Salomão Domingos, realizou palestras nas cidades de Lavandeira, segunda-feira, 22 de abril, em Combinado no dia 23 e em Novo Alegre no dia 24. A palestra foi direcionada á toda comunidade, principalmente aos produtores rurais dos municípios. Palestras voltadas a conservação do solo, tendo como objetivo, esclarecer sobre áreas de preservação existentes nas propriedades rurais.

Palestra realizada em Lavandeira

Palestra realizada em Combinado

Palestra realizada em Novo Alegre.

A engenheira ambiental Narayane Alves marcou presença nas três cidades, onde esteve ao lado dos secretários que vem fazendo a diferença em seus respectivos municípios; Aline Rocha, de Lavandeira, Gêisa Ribeiro, de Combinado e Celiomar Rego de Novo Alegre. Estes secretários contam com total apoio dos prefeitos para que os trabalhos possam ser realizados com com qualidade; Roberto Cesar é o prefeito de Lavandeira, Dolfim, de Combinado e Fernando Pereira, de Novo Alegre.

A REPORTAGEM DO CANAL TOCANTINS CONVERSOU COM O INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS DA NATURATINS, SALOMÃO DOMINGOS.

Canal Tocantins

O que foi passado de importante aos pequenos produtores, durante as palestras destes três dias seguidos, em Lavandeira, Combinado e Novo Alegre?

Salomão Domingos

O principal objetivo foi de alertar as pessoas, com relação a conservação das áreas de preservação permanente e consequentemente, dos recursos hídricos, também a conservação do solo, que está relacionada diretamente com a conservação dos recursos hídricos, as praticas, o tipo de exploração que as pessoas vão fazer destes recursos naturais. Toda esta exploração vai refletir diretamente na qualidade e no volume do recurso hídrico disponível no solo da propriedade.

Canal Tocantins

Tem muita gente que comete algum tipo de infração por falta de conhecimento?

Salomão Domingos

Sem dúvida nenhuma. Grande parte das infrações ambientais, principalmente vindas do pequeno produtor rural, é por puro desconhecimento das normas ambientais vigentes.

Canal Tocantins

Desta forma, se a fiscalização pegar, é multa na certa e o valor é alto?

Salomão Domingos

Sem dúvida nenhuma. O cidadão não pode alegar desconhecimento da lei em nenhum tipo de situação. O fiscal pode levar a questão do desconhecimento na hora de aplicar a multa, mas isso não isenta a pessoa das sanções cabíveis.

Canal Tocantins

As pessoas estão sendo conscientizadas da forma que deveriam ser, está diminuindo este problema com relação a essas infrações ou ainda falta muito pra isso acontecer?

Salomão Domingos

Nós temos um trabalho gigantesco pra ser feito nesta questão da conscientização ambiental por parte dos cidadão comuns e de uma forma geral. A gente percebe que os crimes ambientais, as práticas nocivas e inadequadas ainda são predominantes, tanto no meio rual quanto no meio urbano.

Canal Tocantins

Tem também aquele grande produtor e empreendedor, que sabe o que é certo e errado, porém, faz o errado para beneficio próprio?

Salomão Domingos

Sem dúvida nenhuma. Muitas pessoas , muitos produtores de grande porte , eles visam mesmo a maximização com o lucro, em detrimento da conservação ambiental, ou seja, o lucro está acima de qualquer viés ambiental, de qualquer viés ecológico.

Sobre prefeituracombinado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top